negativos & positivos (746) [as arquibaldas]…

maracanã (rio)  /  outubro1977

no #645 levantamos a pauta de como no século passado alguns muitos jogos no maracanã – e outros estádios no brasa  – apresentavam públicos considerados “irreais” para os padrões da atualidade, lembra do lero? antigamente, era normal testemunhar em jogos importantes como flu X grêmio / bota X cruzeiro / fla X náutico plateias de 10mil / 12mil no velho maracanã onde a imensidão era assustadora e meia dúzia de gatos pingados sumia no horizonte.

pois bem, essa imagem acima foi captada num vasco X bangu onde a rapaziada presente deve ter andado perto de uns 10 mil… chutando, tá? e olha que em 1977 o gigantesco faturou o cariocão… ou seja, tinha time e a torcida comparecia.

na mesma pauta do #645 lembrei do papo com o tricolor miltão do [goma] em que levantamos essas experiências solitárias de outrora onde dividíamos  o gélido cimento do ex-maior do mundo com alguns punhados de torcedores. tipo…

clássico carioca com o mequinha, tá? que nessa época levava aos embates a inflamável organizada “inferno rubro”.

tens noção do que eram 7mil observadores espalhados pela geral, cadeiras e arquibancada do mário filho em 1978? esquece o que a arena é hoje, toda compartimentadinha, sem espaços infindáveis ao sabor do minuano tijucano que varria a solidão do arquibaldo e da arquibalda… esquece!